PERSAS


PADRÃO IDEAL DA RAÇA:


Hoje, o padrão Internacional para a raça é:

Densa pelagem, longa, sedosa e macia, dando um "caimento pesado".
O corpo de médio porte, deve ser compacto, cheio, forte, ossos largos, robusto, rabo curto, porém com pelagem abundante. As patinhas devem ser também curtas.
O pêlo ao redor do pescoço deve ser bem espesso, formando uma espécie de babador ou juba.
Cabeça grande, redonda com orelhas pequenas e distantes uma da outra, colocadas lateralmente à cabeça.
Os olhos devem ser redondos, grades, expressivos e de cor cobre; alinhado na direção dos olhos, não ultrapassando a linha inferior deles, com narinas abertas que permitam passagem de ar livremente deve estar o narizinho curto e chato, deixando-o com uma carinha achatada.


PREPARAÇÃO DOS GATOS PARA EXPOSIÇÃO


Quando um proprietário decide levar seu gato para uma exposição, ele deve preparar o animal, assim como um concurso de beleza feminino. A esta preparação damos o nome de grooming.


COMO FAZER :

Orelhas:

Os pêlos das pontas devem ser cortados arredondando-as, com uma tesoura bem afiada, tomando muito cuidado para não cortar a orelhinha do animal. Deve-se aparar muito bem a fim de não deixar aparentar que o gato tenha orelhas pontudas ou grandes demais para a raça.

Corpo:
Devemos retirar os pêlos mortos e os mais compridos que a maioria, deixando um corpo com pelagem bem homogênea.

Olhos:

Devemos "abrir" os olhos do gato, cortando os pêlos da sobrancelha, para que fique mais aparente a forma e tamanho dos olhos.

Juba:

Com o uso de uma tesoura dentada, apara-se a juba retirando os pêlos que estão maiores, deixando-a sem pontas, uniforme.

Cauda:

Bem cheia e curta. É assim que a cauda do animal deve ficar. Para isso, os pêlos mais longos e os mortos devem ser eliminados com uma tesoura dentada.

Banho:

Deve-se banhar o animal com água morna e com shampoo específico para cada cor de pelagem, secando muito bem depois e escovando bem o gato, a fim de retirar toda pelagem morta, eliminar nós, desembaraçar e "afofar" bem o pêlo.

 
 
Copyright-2006-2009 - todos os direitos reservados- Gatil Thiffany - by Levitron
Agência Digital