HIMALAIOS


O desenvolvimento desta raça (algumas associações consideram os himalaios uma variedade do persa) teve início em 1931 nos Estados Unidos, quando a criadora Virgina Cobb (Gatil Newton) e o Dr. Clyde Keeler (faculdade de Medicina de Harvard) iniciaram um programa experimental de criação, com o propósito de conseguirem gatos de pelo longo com o padrão colorpoint.

Após 5 anos de tentativas produziram o primeiro filhote himalaio que foi chamado de "Newton's Debutante". Na mesma época foi publicado um artigo a respeito da nova variedade no American Journal of Heredity (Jornal Americano de Hereditariedade) com uma fórmula detalhada de como haviam conseguido produzir um filhote colorpoint de pelo longo. Após a publicação do trabalho o programa de criação foi abandonado.

Somente em 1950 ouviu-se falar novamente em colorpoints(himalaios) de pelo longo, com o aparecimento da gata "Bubastis Georgina " no gatil Briarry .

Animados com a aparência da gata Georgina, dois gatis se uniram (gatil Briarry e gatil Mingchiu) para dar início a um novo programa de criação voltado para o desenvolvimento da nova variedade.

No mesmo ano um criador canadense (Ben Borrett-Chestermere) também iniciou um programa de criação com a mesma finalidade, importando vários colorpoints do gatil Briarry. Também em 1950 na Califórnia, Marguerita Goforth (gatil Goforth) conseguiu com uma amiga que estava de mudança um gato colorpoint de pelo longo que havia sido adotado por sua amiga na instituição San Diego Humane Society; o gato era uma fêmea seal point que foi batizada de "Princess Himalayan Hope".

Marguerita conseguiu com a amiga permissão para usar "Hope" em seu próprio programa de criação.
Em 1955, o clube britânico de criadores de gatos GCCF reconheceu o Himalaio (colorpoint longhair) como uma variedade da raça persa.

Nos anos seguintes, Himalaios apareceram em diversas exposiçòes em vários países tendo grande aceitação.

Em 1957, Marguerita fez uma petição ao CFA (Cat Fanciers Association - USA) requerendo o reconhecimento do Himalaio como uma nova raça, porém alguns anos mais tarde ela voltou atrás em sua decisão, reconhecendo ela mesma que os Himalaios eram uma variedade do Persa.

Inicialmente, apenas as cores seal point, chocolate point, blue point, and lilac point eram reconhecidas, mas em 1964 as cores flame point and tortie point também foram reconhecidas pelo CFA. Nos anos subsequentes muitos Himalios apareceram em exposições e em 1966 "Chestermere Kinuba of Nevah-Tep", um himalaio blue point foi o primeiro gato da variedade himalaio a receber o título de Grande Campeão pelo CFA.

A partir de 1972 outras cores também foram sendo reconhecidas, blue-crem point (1972); cream point(1979); seal lynx e blue lynx points (1982) e outras cores em lynx point foram sendo reconhecidas nos 10 anos seguintes.
Em 1984, o CFA separa os Himalios e os persas,colocando- os em uma divisão separada da raça persa, abrindo deste modo uma porta para que os hibridos (CPC- Color Point Carriers)fossem exibidos em sua própria classe de cor.
Em 1987, as cores chocolate tortie point e lilac cream point também foram reconhecidas.

Em 1989 "CH Westpoint Brigadier of Thesaurus", um blue point recebeu o prêmio DM (Distinguish Merity). Este prêmio havia sido criado em 1984 .
Hoje os himalaios são apreciados e reconhecidos em todo mundo por todas as associações de registro de felinos, sendo uma das varidades do gato persa que mais registra filhotes em todo o mundo.


COMPORTAMENTO:

Os Himalaios são gatos muito dóceis, saudáveis e brincalhões que nutrem grande afeição pelo dono e convivem muito bem com outros gatos, crianças e até mesmo com cães. Quase não vocalizam (emitem sons), inclusive na época do cio (no caso das fêmeas).


HIGIENE:

Como todo animal de pelos longos, é necessário um cuidado extra para evitar que se formem nós nos pelos. Recomenda-se que sejam escovados ao menos uma vez a cada dois dias.


PADRÃO DA RAÇA:


- O Himalaio é basicamente um Persa colorpoint (pontas coloridas).

- Cabeça - Maciça, com bochechas pronunciadas, olhos grandes e redondos, sempre azuis e bem afastados entre si.

- As orelhas devem ser pequenas colocadas lateralmente.

- O nariz deve ser colocado na linha dos olhos com narinas bem desenvolvidas.

- Corpo - o corpo deve ser Cobby (curto, formando um quadrado)e musculoso.

- Pernas - Curtas e fortes, proporcionais ao corpo de forma que formem um conjunto quadrado.

- Cauda - Curta, provida de grande quantidade de pelos.

- Pelagem - farta, exuberante, com extremidades coloridas (face, orelhas, cauda e ponta das patas)


Se você está querendo comprar de um gatinho deve tomar alguns cuidados na hora de escoher:

O filhote deve ter no mínimo 2 meses de idade, estar comendo sozinho e já ter recebido a primeira dose de vacina, além de já ter sido vermifugado.

Gatinhos saudáveis são espertos, brincalhões, têm olhos brilhantes, pelagem bonita e sem falhas de pelo ou parasitas

 
 
Copyright-2006-2009 - todos os direitos reservados- Gatil Thiffany - by Levitron
Agência Digital